Livros

Deixados para Trás - Uma ficção dos últimos dias

11:09




Acredito que a maioria de nós já ouviu falar se não dos livros mas pelo menos dos filmes da série “Deixados para trás”, uma distopia sobre como ficou a vida das pessoas depois do Arrebatamento da Igreja. A série tem 13 livros e mais 3 que foram publicados depois, mas são anteriores ao arrebatamento e contam como era a vida dos personagens antes das mudanças.

Sinopse:
“Este thriller psicológico, baseado no Apocalipse bíblico, tornou-se uma febre nos Estados Unidos. Neste volume, milhares de pessoas desaparecem misteriosamente. A resposta surge no decorrer da narrativa, quando descobrem que o juízo final está chegando e só os puros de coração subiriam aos céus. Para o resto da humanidade, restaram pragas diversas, terremotos e um convívio com o anticristo.



Mas antes de começar a falar sobre a história preciso falar sobre o contexto em que ela foi escrita. A primeira edição é de 1995, eu só tinha cinco anos e nessa idade já era de se esperar que eu pudesse me lembrar de algumas coisas, mas tem um monte de aparelhos eletrônicos que eu não identifiquei e também me assustei quando vi as pessoas fazendo ligações do orelhão eu nem sei onde tem um orelhão hoje em dia.
Outra coisa, em 1989 houve a queda do muro de Berlim, símbolo histórico do fim da Guerra Fria. Só pra reforçar, no período da Guerra Fria o sentimento geral era de que o mundo poderia explodir a qualquer segundo com uma bomba atômica, a coisa devia estar tão ruim que as pessoas poderiam se agarrar a qualquer tipo de saída. Lembrando que isso é um RESUMO BEM GENERICO da Guerra Fria, você pode verificar no Wikipédia, só pra ter uma ideia mais geral.
Agora sim, o livro. Os personagens principais são o piloto Rayford Steele; sua filha Chloe; o jornalista Cameron Willians, apelidado de Buck; e o pastor Bruce Baners. É claro que todos eles foram deixados para trás e nesse primeiro livro vemos quais foram os motivos pessoais de cada um e como foi a conversão. Não é spoiler dizer que eles se converteram, né? São 13 livros, isso tinha que acontecer, o ponto chave é: Como foi isso para cada um deles.



Ah! Eu não poderia deixar de falar de Nicholae Carpathia, um jovem político da Rômenia, que manda e desmanda sem forçar ninguém a nada, conhece muita gente importante, mas nem por isso é do tipo metido a besta, então,  pelo que entendi: ele é inteligente, lindo, inteligente, simpático, já disse que ele é inteligente? Mas não se deixe enganar!
Pelas outras resenhas que li, a série é bem do tipo 8 ou 80, ou você ama ou você odeia. Eu achei o livro muito voltado para o público evangélico, ou seja, você precisa ter uma certa base e vida religiosa pra entender ele de verdade, porque isso já te deixa meio que preparado para o que você vai ler.
Ele não é uma distopia do tipo que critica a sociedade, mas sim do tipo que critica seu estilo de vida cristã, e faz você repensar se suas prioridades, não só como cristão mas como pessoa, são as que deveriam ser.
Bem, eu estou gostando do livro até agora e pretendo continuar, mesmo sendo romântica e que o romance só apareça bem de leve nos últimos capítulos. Também tem toda a trama política, o crescimento espiritual e um outro olhar para sociedade, afinal, o mundo não é cor-de-rosa, né?
As únicas coisas de que não gostei foi a falta de diagramação e da capa, que além de ser de edição econômica (não que isso em si seja um problema, mas comprei pela internet e não tinha nenhum aviso sobre isso); também é a mesma da primeira edição, que não é feia, mas uma repaginada seria ótimo.
A série também tem adaptações de filmes, acho que são quatro ao todo, mas isso é assunto pra outro dia.

Autores: Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins
Editora: United Press
6ª Edição
416 páginas

You Might Also Like

2 comentários

  1. O tema do livro não me interessou muito e eu também não gosto muito dessas séries infinitas que tem milhares de livros...rsrs
    Mas acho que deve ser uma leitura interessante ao menos para conhecer o gênero!

    beijão :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bem, até agora eu só tinha lido trilogias, dez livros a mais é muita coisa mesmo hahahaha, mas vou continuar, também pela curiosidade de sobre o que os autores tinham para falar em tanto livros xD
    Bjs :**
    Ju!

    ResponderExcluir