Livros

Herdeiros do Trono II - Círculo de Fogo

16:13




Na resenha do primeiro livro da série, eu disse que ele era “bem tranquilo” se comparado ao que estava por vir, né? Pois agora preciso fazer uma correção: Comparado a “Círculo de Fogo”, o livro “Herdeiros do Trono” se parece mais com um dia na praia. Eu não estava preparada para tantas emoções juntas.

Sinopse:
“Depois de descobrirem que nasceram escolhidos para ser Rei e Rainha de Petra, Pedro e Eloise precisam enfrentar as provas do Torneio de Bravura para se tornarem cavaleiros, se quiserem ter direito ao trono. Mas uma reviravolta pode atrapalhar seus planos. A presença do rei Edgar Belmonte na cidade sede da competição trará surpreendentes revelações que mudarão os planos da Ordem da Aliança. Paralelamente, Eloise precisará lidar com o perigoso triângulo amoroso em que se transformará sua relação com Tommy e Arnon. Isabel, por sua vez, enfrentará os fantasmas do seu passado despertando de vez a guerreira que existe dentro de si.”







Círculo de Fogo começa com o Torneio de Bravura, para o qual Pedro, Eloise, Isabel e Tommy estavam se preparando no final do primeiro livro; E o livro se divide em três partes: 1º As maravilhas da cidade de Dravos e o Torneio de Bravura; 2º Sequestro, fuga e duas viagens que te prendem do inicio ao fim e; 3º A luta e seu infarto do miocárdio catastrófico.

O Torneio acontece na cidade de Dravos, que é linda, linda, linda. Claro que eu nunca fui lá, mas também nunca fui a Disney, e isso não significa que o parque seja feio, né? Essa lógica fez muito sentido pra mim; mas o meu momento favorito é a segunda parte do livro.

As duas viagens pelo Reino acontecem ao mesmo tempo, enquanto Isabel e Pedro seguem a bordo do navio “Cavalo Solitário”, Tommy, Eloise e Arnon seguem pelo ar, no dirigível “Pelicano”. Durante essas viagens você pode sentir como os personagens amadureceram ainda mais.

As várias regiões de Petra tem muito haver com a nossa realidade sobre: tráfico de pessoas; campos de refugiados; lugares onde a lei não chega; mas principalmente, o quanto no fundo do poço as nossas vontades, longe de Deus, podem nos fazer cair. Quando você acha que está ruim... é melhor colocar o cinto de segurança, porque a queda pode ser ainda maior (a rainha Elba quem o diga).




E já que começamos a falar de personagens... Acho que Pedro foi quem mais cresceu nesse livro. Ele já tinha aquele sentimento de superproteção, mas antes ele funcionava mais como culpa, se algo errado acontecia era culpa dele; mas agora essa superproteção se mostra como uma responsabilidade. É como se algo precisasse ser feito e ele sabe que pode ser a diferença, então ele abraça isso, não como um peso, mas como o meio que ele tem de ajudar e proteger.

“Um varão sábio é forte, e o varão de conhecimento consolida a força.”
Provérbios 24. 5

A segunda personagem que mais cresceu, pra mim, foi a Isabel, porque antes, o passado dela assombrava ela, mas ela teve a oportunidade de ver que não foi a única que passou por aquilo e que ela não sofreu quase nada do que poderia ter sofrido. Essa situação deixa ela mais determinada e com um foco, não apenas alguém tem teve um trauma e quer lutar.

“Ninguém se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.” Josué 1.5

A situação de Tommy foi a que mais me ensinou. Você já parou pra pensar, quantas vezes por dia você coloca o amor de Deus a prova? E que se a situação fosse inversa você chutaria o balde! E quando Deus permite que você passe por uma prova, que não é nada comparada aos seus pecados, você pensa logo em desistir achando que não vai dar conta? Então, como Tommy foi mais ou menos isso; ele deve ter um nível de amor muito alto, pra lidar com toda aquela situação.

“Porque eu bem sei que pensamentos penso de vós, (diz o Senhor); pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” Jeremias 29.11

Mas se teve alguém que eu queria segurar pelos ombros, sacudir e perguntar “No que você estava pensando???”, essa era Eloise. Eu até que me identifico com a personagem, também sei que ela está doente e não é pouco, mas eu alguns momentos eu queria sim sacudir ela hahahaha. Ah! E assim como Pedro, Elô também tem um dom que se desenvolve na história, mas acho o dom dela ainda mais pesado do que o de Pedro, então, de forma geral, ela também cresceu bastante.

“E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.” 1Coríntios 13.2




Oh! E o Arnon, gente, pense em alguém que passou por muito sufoco, mas muito sufoco mesmo!!! Foi o Arnon, essa viagem, para ele, não foi nada fácil, principalmente quando a personagem Bárbara começa a aparecer. Bárbara já estava presente no final do primeiro livro, mas eu não tinha dado muita atenção xD


“Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos e reservar os injustos para o Dia do Juízo, para serem castigados,” 2Pedro 2.9

Claro que estou amando a história e já criei mil teorias sobre várias coisas: Desde a cor da capa do último livro até situações na vida do rei Pietro; mas senti falta de algumas coisas, tipo, 310 páginas xD. Por mim, Círculo de Fogo poderia ter o dobro de página. Não que tenha ficado corrido, mas eu queria mais detalhes sobre o Torneio de Bravura e sobre a história da rainha Elba.

Outra coisa que teria deixado o livro ainda melhor, eram mapas. Li em algum blog, que resenhou o primeiro livro, sobre a falta de mapas, mas superei bem a falta deles em “Herdeiros do Trono”, mas no segundo... poxa, eu queria um mapa ou sete hahahahaha.




Fora isso, a história te prende do inicio ao fim, não deixa nada perdido e mantém as doses de humor, romance, drama e ação. E também notei que tive algumas ideias erradas sobre o primeiro livro, ideias essas serão corrigidas, então, aguardem novidades!


Autora Elysanna Louzada
Editora Ases da Literatura
Ano 2014
310 páginas
Jovem Adulto

You Might Also Like

0 comentários