Bíblia

Gênesis

12:30

Olá Cronistas,


Bem vindos a mais uma leitura bíblica. Hoje vamos falar sobre o livro que inicia tanto a Bíblia quanto o Pentateuco: Gênesis. O título deste livro, em hebraico, deriva da primeira palavra do livro: bereshith, que significa “no princípio”. O título Gênesis, que temos em nossas bíblias é uma tradução em grego do título em hebraico, e significa “a origem, fonte, criação, início ....”. Por isso começamos por ele.


Mas, o começo de que? O livro de Gênesis conta sobre a criação do universo; da humanidade; do casamento; do pecado; das cidades; dos idiomas; das nações; de Israel e; da história da redenção.


De forma geral, este livro pode ser dividido em duas partes. A primeira conta sobre a criação do mundo e do ser humano. A primeira parte fala sobre: A criação (capítulos de 1 a 2); a queda (capítulo 3); Caim e Abel (capítulos 4 e 5); O dilúvio (capítulos de 6 a 10) e; A Torre de Babel (capítulo 11).


A segunda parte, que vai do capítulo 12 ao 50, conta o inicio do povo hebreu e o propósito divino de redenção através deste povo. O primeiro patriarca é Abraão, conhecido por sua fé e obediência a Deus. Seguido de Abraão está seu filho Isaque e seu neto Jacó (também chamado de Israel). Jacó foi pai de doze filhos, que originaram as doze tribos. Um desses filhos, José, recebe certo destaque, pois depois de ter sido vendido como escravo por seus irmãos ele se torna governador do Egito, e durante um período de muita fome, leva sua família para também morar no Egito. O livro de Gênesis termina neste momento.


A palavra Pentateuco vem do grego “pente” (cinco) + “teuchos” (rolo, livro), e se refere aos cinco primeiros livros da Bíblia. Também é chamada de Lei, ou em hebraico, Torah, que quer dizer instrução, direção, ensino. Estudiosos apontam que o autor destes livros é Moisés, sendo que o último livro pode ter sido concluído por Josué. 


O Pentateuco é, então, um resumo de Leis que Deus ordenou ao povo de Israel, para que o servissem a Deus de forma santa e pura. Os livros apontam para a redenção em Cristo, e para o plano de salvação daqueles que o aceitam.


É importante comentar sobre o tão falado pecado, não é? Sempre nos foi dito que o homem era pecador, mas por quê? Quando isso começou? E por que eu também sou pecador?


Nossa história com pecado se inicia com Adão, nos capítulos 2 e 3 do livro de Gênesis quando Deus dá á ele a liberdade de comer de qualquer fruto do jardim, com exceção do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. E no final, todos já sabemos que Adão comeu o fruto lembrando que a Bíblia não diz que fruto era esse, então, nada de maçãs, ok?


Mas o pecado foi ele ter comido o fruto? Não, trata-se de o homem ter desobedecido a Deus, de ter quebrado a relação de confiança entre eles e de se afastar de Deus com uma ação contrária. Ao se afastar de Deus, o homem causou sua própria morte espiritual.


Você pode até pensar que não é justo que Adão tenha pecado e por isso ainda hoje somos considerados pecadores; mas ele foi o primeiro homem, o pai de todos os que viriam depois. E não se esqueça de que Jesus veio para nos livrar desse pecado, ele não precisa ser eterno.


A ideia básica é a seguinte: Um pai, com um bom trabalho pode garantir uma boa vida para sua família, mas um dia esse pai se envolve em uma situação ruim e acaba perdendo todos os seus bens e dinheiro. A consequência é que ele e a família fiquem pobres. Mas esse quadro pode ser mudado. Isso não quer dizer que ele será pobre para sempre e que seus filhos também serão. Em algum momento, algum membro da família pode sim ter essa história.


Foi o que Jesus fez quando se entregou por nós na cruz. Ele mudou a nossa história e não precisamos ser pobres de espírito para sempre. Mas esse papo a gente vai ver mais pra frente, em outros livro ;D


Bem pessoal, por hoje paramos aqui. Para o texto de hoje eu usei como referencia minhas duas bíblias de estudo, o livro do seminário das minhas irmãs e umas das minhas Bíblias de estudo xD



Espero que tenham gostado. Seu comentário é muito importante, por isso, não deixe de comentar e fazer uma blogueira feliz.


Assistam também ao vídeo do estudo!


Fiquem com Deus!


Acompanhe o Ju Li Crônicas

You Might Also Like

12 comentários

  1. Ju eu amei! Sério que lindo tudo o que foi escrito, sou evangélica e já tenho um certo conhecimento, mas esta super claro e explicado... Amei o post!
    Que Deus continue te dando sabedoria para escrever tão bem assim!

    Beijooo

    http://casarsemdesleixar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazzi,
      Que bom te ver aqui outra vez <3
      Obrigada pelo apoio, sempre tem um friozinnho na barriga quando escrevo esses posts. Que Deus me ajude sempre pra não falar bestagem, né? kkk

      =***

      Excluir
  2. Lindo resumo, com certeza um dos mais edificantes resumos, muito bom ter este conhecimento em blogueiras, muitas só querem saber do hoje e não ligam muito pro que existiu no passado, procuram resposta em sites, revistas, programas e se esquecem ou ao menos sabem que pra todas as resposta tem a Biblía =) , Parabéns pelo texto, me deu alegria em ler =D

    Seguindo *-* Beijos
    http://jhenyfersantanna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jhenyfer,
      Fico muito feliz que você tenha gostado do texto e com sua visita aqui no blog. É verdade, muita gente tem deixado de buscar sobre a própria história, é uma pena que saibam tão pouco. Esse é nosso espaço para trocarmos ideias e crescer.

      Bem-vinda =***

      Excluir
  3. Arrasou gata!! um ótimo guia pra quem ta começando a ler a bíblia!

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aninha,
      Espero que esse "guia" possa ajudar muita gente ;D

      =***

      Excluir
  4. Muito boa resenha, Ju! Que Deus te abençoe grandemente e continue fazendo desse Blogum meio de consolidar muitas almas!
    Beijooos
    www.sdesarah.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Sarah,
      Obrigada pelo apoio e que Deus abençoe o seu blog também =D

      =***

      Excluir
  5. Nossa! Que post mais incrível! Eu fico muito empolgada em ver um blog cristão, mas principalmente em poder sentir que o Espírito Santo te tocou para que vc escrevesse esse texto. Amei demais o seu blog! Já estou seguindo! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bella,
      Fico tão feliz que você tenha encontrado o meu blog e que tenha gostado do estilo. Que deus continue nos abençoando =D

      Bjs,
      =***

      Excluir
  6. Oi Juli!
    Gostei muito do seu texto e ele resume muito bem o livro de Gênesis, com as principais características e alguns outros detalhes, como o fruto, que não diz qual é.
    Estudamos na igreja no mês de junho inteiro sobre o Paraíso e as três primeiras mensagens inteiras foram feitas nos três primeiros capítulos de Gênesis. Tem muita coisa pra contar só sobre a criação.
    Eu também estou fazendo uma série sobre a Bíblia no blog, mas é diferente da sua, hahaha. Achei bem legal isso quando cheguei aqui e li.
    Abraços Juli! | Blog Saphy | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diva,
      Poxa, um mês inteiro só pra um livro? O mais impressionante é que ao mesmo tempo que parece muito tempo, é na verdade, pouco tempo. Com as três primeiras mensagens só nos três primeiros capítulos, deve der sido ótimo.
      Mal posso esperar pra começar a ler a sua série, aposto que vai ter muuuuuuuuuuuuuuuita coisa boa e edificante por lá.

      =***

      Excluir