Bíblia

Êxodo

16:33

Bem vindos Cronistas,


Já estava mais do que na hora de continuarmos nossa leitura da Bíblia, não é? Caso você tenha perdido as postagens anteriores, pode acompanhar tudo clicando em “Bíblia” na barra de menu do blog, ok?  O livro de hoje é Êxodo. Acredito que todos já tenham ouvido essa palavra antes e saibam que ela significa “saída” ou “partida”. O livro tem esse nome porque trata da saída do povo de Israel do Egito, então, vamos sair logo desse primeiro ponto [kkkkk, entenderam? Kkkk piadinha horrível!]



O Livro de Êxodo é como um registro histórico da ação de Deus no inicio da história de Israel como uma nação. Nele vemos como esse povo foi liberto da escravidão; organizado em sociedade através das leis; e também a constante tentativa de Deus em trazer esse povo para mais perto de Si só Deus mesmo, pra fazer uma coisa desse tipo!


Esse livro pode ser dividido em três partes. A primeira parte nos conta sobre o inicio e o fim da escravidão de Israel. Tudo começou, quando no Egito reinou um faraó que não conhecia a José e começou a escravizar os hebreus [para saber quem era José, leia o estudo de Gênesis AQUI].



Nessa primeira parte, uma pessoa recebe grande destaque: Moisés. Êxodo nos conta sobre o nascimento e a preservação de Moisés durante o infanticídio que houve no Egito; sua preparação como líder no palácio do próprio faraó; a fuga do Egito; a preparação como homem de Deus em Midiã; sua chamada com a sarça ardente; as dez pragas que vieram sobre o Egito; a Páscoa; e por fim a travessia do Mar Vermelho (o êxodo do Egito). Em cada camada desse bolo de milagres há um recheio em quantidades generosas de fé.



A segunda parte do livro mostra um pouco da vida desse povo no deserto, nem tudo é só alegria e é nessas horas que vemos os milagres. Durante a caminhada até o Monte Sinai Deus protegeu seu povo do sol com uma coluna de nuvem, e protegeu do frio e de animais durante a noite com uma coluna de fogo. Também fez chover maná e codornizes; e providenciou água. Tudo isso NO MEIO DO DESERTO!!! Pra que? Para que o povo exercitasse sua fé e obediência. =D


A última parte conta a chegada ao Monte Sinai [aqui ainda não era a Terra Prometida, essa é Canaã, vamos falar dela outro dia]. Nesse momento Deus lembra ao povo que Ele é Deus; entrega para eles o decálogo [os dez mandamento]; fala sobre o Tabernáculo e o sacerdócio. E o livro termina com uma bela festança na inauguração do Tabernáculo.



Sei que foram muitas informações para um único texto, mas muitas coisas, da segunda e terceira parte, serão vistas com muuuuuito mais calma nos livros de Levítico, Números e Deuteronômio. Não vou falar muito sobre Moisés aqui, porque isso tomaria ainda mais tempo, mas talvez eu faça alguns posts sobre ele no blog Romanos 8. 28 [tenho uma coluna lá] e quando ficarem prontos eu deixo os links aqui.


Todos os milagres desse livro já são bem conhecidos por nós, principalmente agora com a novela produzida pela Record e Isso não é uma propaganda apesar de eu estar gostando muito dos episódios =D Mas gostaria de lembrar sobre a Páscoa. Você sabia que essa palavra significa “pular a marca” ou “poupar”? O que isso tem haver com o livro de Êxodo? Tudo! Para mais detalhes, gostaria que você lesse um texto bem curtinho do blog Aqui, ele foi um tipo de especial de Pascoa =]


Para concluir, queria dizer que nesse livro, o povo hebreu se mostra incrivelmente reclamão [principalmente no deserto, socorro!!!] e mesmo assim, Deus não deixa de derramar sua misericórdia e amor sobre eles de forma impressionante. Então, porque ele deixaria de te ouvir? Moisés foi para o povo hebreu um socorro que sobreviveu ao infanticídio [ele nem sabia o que estava acontecendo], quem sabe você não é o socorro para as pessoas a sua volta? Moisés se abriu para a vontade de Deus e viveu o sobrenatural, essa experiência também pode ser sua ;D


Fiquem com Deus!

Acompanhe o Ju Li Crônicas

You Might Also Like

8 comentários

  1. Êxodos é um livro bem conhecido da Bíblia, mas acho que poucos entendem de verdade o que Deus fez pelo seu povo. Por falar nisso, a única novela a que estou assissitindo é os Dez Mandamentos. Já ouviu falar?
    Pretendo voltar aqui mais vezes para acompanhar sua leitura :*
    http://somaisumapaginamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieeee,
      É verdade, as vezes damos mesmo pouca atenção à coisas impressionantes; é sempre bom voltar e fazer novas descobertas. Essa também é a única novel que assisto e estou amando, a qualidade do roteiro e das imagens são ótimas <3
      Obrigada pela visita, também vou passar no seu blog ;D

      Bjs

      Excluir
  2. Êxodo, pra mim é um marco do povo que saiu do Egito.
    Me toca muito.
    Caleb pra mim foi um homem de é, que não se deixou abater pelo medo e quando todos viram o lado ruim ele viu a beleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alanna,
      Eu estava pensando, enquanto escrevia esse texto, e acho que o livro de Êxodo é um dos que tem mais milagres na Bíblia (acho), por isso um marco tão forte, né? Calebe foi mesmo um homem de grande fé, não foi atoa que apenas ele e Josué sairam do Egito e chegaram a Canaã ;D

      Bjs

      Excluir
  3. Aeee!
    Mais estudos sobre esse livro maravilhoso que é a Bíblia pra gente Ju!
    E pensando nisso, vou fazer algumas postagens nesse estilo também, pode? Coloco créditos de inspiração com toda a certeza!
    Isso porque esse ano, na igreja, nós estudamos o livro de Romanos inteirinho e agora eu escolhi por estudar Tiago (que, por mais que seja curto, tem um conteúdo enorme!).
    Abraços linda! | Blog Saphy | FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Divaaaa <3
      Mas é claro que você pode, somos parceiras e o mesmo Espírito nos une em blogagem, certo? Kkkkk. Então, vou aproveitar que tenho bastante tempo até o livro de Tiago e vou extrair tudo o que puder dos seus estudos. Sempre fico impressionada em como pequenos textos da Bíblia podem ser tão impactantes em pessoas diferentes e de formas diferentes. Vou esperar por todos <3

      Bjs

      Excluir
  4. Muito bom, Ju!!! Em Êxodo podemos perceber o quanto Deus é perfeccionista com todas as coisas, e isso me deixa tão maravilhada.
    Tudo é do jeito dEle, para a honra dEle.
    Quando me desespero lembro do livro de Êxodo e penso que o cuidado que Ele tem é tão enorme, que tudo que acontece foi pensado por Ele nos mínimos detalhes, e isso me tranquiliza.
    Enfim, meu comentário pode ter ficado meio redundante, mas espero que tenha entendido o que eu disse kkk.

    Beijos, S de Sarah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão nos mínimos detalhes que ele disse que nem uma unha ficaria no Egito. Acredita que não tinha parado pra pensar nesse detalhes tão pequenos e importantes, só Deus mesmo, porque eu [como já vimos] deixaria passar xD
      Kkkkkk entendi tudo direitino <3

      Bjs

      Excluir