Livros

Encontrando Deus em O Senhor dos Anéis

12:30

Olá Cronistas,

A programação normal do blog é ter resenha toda segunda-feira, mas nem sei explicar o que aconteceu ontem, o dia simplesmente acabou e eu não consegui postar a resenha, mas alguém já passou por isso? #susto. Mas de hoje não poderia passar, né? O título do livro já é bem autoexplicativo, mas ainda assim tem coisas que vale a pena comentar ;D





Sinopse:

O senhor dos anéis é considerado o livro mais popular do século XX. Sua estória fascinante, que se passa em um mundo fantástico, a terra-média, ao contrário do que muitos pensam, transmitem valores cristãos essenciais. Encontrando Deus em o senhor dos anéis explica como o cristianismo é difundido em um enredo que inspirou um dos filmes de maior sucesso da última temporada. Cada capítulo é dividido em duas partes: na primeira é contada, de maneira resumida, uma determinada parte história; na segunda, os autores comentam e apontam os elementos do cristianismo que permeiam, de maneira alegórica todo o livro. Encontrando Deus em o senhor dos anéis pode ser um excelente instrumento de evangelismo, já que suas observações podem mostrar aos fãs de R.R. Tolkien que o ponto máximo de toda a História está nas entrelinhas de O Senhor dos Anéis. Encontrando Deus em o senhor dos anéis é um verdadeiro manual de leitura do livro mais famoso da atualidade. 

Como próprio título já diz, a ideia central deste livro é mostrar ao leitor como podemos reconhecer Deus na história de “O Senhor dos Anéis”. Para muita gente parece estranho e não faz o menor sentido querer colocar deus em uma história de fantasia, mas para mim isso fez todo o sentido.



Sabe quando você olha para uma pessoa e sabe que ela tem alguma coisa diferente, mas não sabe bem o que é, e mais tarde você descobre que aquela pessoa é cristã e então tudo se explica!?! Era essa a sensação que eu sempre tive com a história de “O Senhor dos Anéis”.

Este livro é bem curto e seus capítulos também, o que faz a leitura ser bem rápida. Os autores começam destacando um dos momentos dos livros; depois o explicam a luz da Bíblia e; terminam com uma reflexão, que resume bem a ideia central o texto que eles destacaram.



Uma coisa curiosa que li na introdução do livro foi que os autores procuraram deixar bem claro que, tudo o que está escrito neste livro é de entendimento dos próprios autores. J. R. R. Tolkien não afirmou as coisas afirmadas neste livro, logo, ele se trata de uma resenha bem elaborada e de um ponto de vista cristão de “O Senhor dos Anéis”.

O trabalho de Kurt Brunner e Jim Ware, foi destacar que, por ser cristão, e por querer expressar a sua fé, J. R. R. Tolkien escreveu uma literatura cristã, ainda que fora dos padrões tradicionais. E recentemente descobri que gosto muito de “livros que explicam livros”, é como ler uma resenha de outra pessoa que fez uma observação e até um estudo bem mais amplo do livro.



Gostei muito de livro, principalmente por esse ter o perfil que também temos aqui no Ju Li Crônicas, que é analisar/ resenhar um livro a partir de um olhar cristão sobre a obra. Mas recomendo que você também leia com cautela, assim como em toda a leitura.

Em alguns momentos, os autores ressaltam versículos bíblicos para exemplificar e comparar as cenas do livro. Destacar um versículo, sem contextualizar antes é muito perigoso em qualquer situação. Isso não diminui a qualidade do livro, e se você, assim como eu, também gosta de entender algumas histórias, um pouco mais a fundo, então, este livro é recomendado para você!

Vocês já leram algum livro do tipo? Este é o primeiro que leio e o segundo que compro (também tenho um livro que fala sobre “A Ilíada” e “A Odisseia”). Não eixem de comentar aqui e baixo e dizer o que acharam ;D



Fiquem com Deus!

Título: Encontrando Deus em O Senhor dos Anéis
Título Original: Finding God in The Lord of the Rings
Autores: Kurt Bruner e Jim Ware
Editora: Bompastor
178 páginas
Skoob: Adicione
Compre aqui: Saraiva


Acompanhe o Ju Li Crônicas



You Might Also Like

7 comentários

  1. Gostei disso "encontrar Deus em...", o Espirito Santo fala conosco através de tudo, mas nem sempre abrimos o coração para receber, se ele usou um bursso por que não usaria "o Senhor do Anéis", não é?

    beijão!
    Vinicius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Vinicius, muita gente acaba fechando o coração de tal forma que não consegue ver Deus nem nos pequenos detalhes, mas quando procuramos, o encontraremos até nos lugares mais inusitados ;D
      Bjs =***

      Excluir
  2. Olá Ju! Primeiro parabéns pelo blog! A trilogia "Senhor dos Anéis" é uma das minhas metas (procrastinadaaa) de leitura. Gosto muito dos filmes, principalmente por enxergar ali a fraqueza da "natureza humana", a necessidade de redenção, a sedução do pecado etc (é muita coisa em uma história só rs).

    Desconhecia totalmente o livro resenhado e por isso sou grata a você por ter compartilhado conosco, já vai para o skoob.

    Bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly =D
      Obrigada pelo carinho <3
      Também quero muito ler os livros, mas acredita que ainda nem comprei!?! Tenho "O Hobbit" mas depois que comecei a ler percebi muitas coisas e não consegui continuar a leitura sem algum tipo de comentário explicativo, sabe? Faze sentido? Espero que sim hahaha.
      Por nada, estamos aqui justamente para isso ;D

      Bjs =***

      Excluir
  3. ola´t udo bem?

    eu só assisti o filme senhor dos anéis.
    mas não tive a oportunidade de comprar nenhum livro,
    adorei a resenha está ótima , beijos e obrigada
    pela visita volte sempre <3

    Taynara Mello | Indicar Livros
    http://www.indicarlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi =D
      Tudo bem sim! Eu também só assisti aos filmes, esse é o primeiro livro do assunto que li inteiro, porque gosto de algumas explicações antes xD
      Obrigada pelo carinho <3
      Bjs =***

      Excluir
  4. Juli você leu este "Encontrando Deus em O Hobbit" de Jim Ware?

    ResponderExcluir